21 de set. de 2010

POST DE UTILIDADE PÚBLICA

Hoje resolvi criar este post, uma espécie de utilidade pública, para dar maiores informações sobre a PTI.

Quando falo que Bruno tem Púrpura (ou PTI) todos me perguntam: "O que é isso?" Para simplificar eu falo que é uma doença que os anticorpos destroem as plaquetas, e não estou mentindo, é isso mesmo, só que não é tão simples como parece.

Antes do Bruno desenvolver essa doença eu também nunca havia escutado falar nela. A PTI ou Púrpura é uma doença pouco (ou nada) divulgada pela mídia. A única vez que a doença foi mencionada na mídia foi quando o sobrinho da Carla Perez morreu, devido algumas complicações, mesmo assim, a doença não foi abordada como deveria.


O que é PTI?
PTI - Púrpura Trombocitopênica Idiopática. A PTI não é contagiosa e nem hereditária. É uma doença hemorrágica, o indivíduo passa a produzir, em algum momento da sua vida, um anticorpo que destrói suas próprias plaquetas. O sistema imunológico do indivíduo passa a não reconhecer as suas plaquetas como próprias, vendo-as como elementos estranhos ao organismo. Uma vez ligadas aos anticorpos, as plaquetas são destruídas no baço, por isso, em alguns casos, é feita a esplenectomia (retirada cirúrgica do baço). As plaquetas servem para evitar hemorragias, seu número normal varia entre 150.000 a 450.000/mm de sangue (quando descobrimos que Bruno tinha PTI ele estava com apenas 20.000/mm foi internado imediatamente).

Quais as causas?
A doença pode ocorrer em qualquer idade. Uma parcela significativa de indivíduos desenvolve PTI por causas não identificadas. A PTI na criança freqüentemente surge após processos virais (gripes, resfriados, catapora), ou após vacinação recente (no caso do Bruno a PTI surgiu após uma virose forte).

Quais os sintomas?
A princípio, pode ocorrer sangramento em qualquer órgão ou tecido do organismo. No entanto, o sinal mais sugestivo da doença é a presença de manchas roxas pelo corpo (sem causa aparente ou devido a pequenos traumas). Outros sinais igualmente freqüentes são pequenos sangramentos pelo corpo, semelhantes a picadas de insetos, hemorragias pelo nariz, pela boca, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?
O hemograma com contagem de plaquetas pode sugerir o diagnóstico em grande número de casos. No entanto, outras doenças devem ser excluídas. Obter uma amostra de material da medula óssea por um exame conhecido como “mielograma”, é um procedimento relativamente simples e muitas vezes necessário para o diagnóstico. Amostras são obtidas normalmente da medula do osso ilíaco localizado na parte posterior da bacia. Uma agulha é introduzida no osso e uma pequena quantidade de medula é retirada por aspiração. Outros exames podem ser também necessários para complementação diagnóstica, como é o caso de exames específicos para investigação das colagenoses, viroses, doenças linfoproliferativas e tumores (Bruno fez mielograma, investigação das viroses e outras investigações através de exame sanguíneo).

Como é feito o tratamento?
Não existe um tratamento único, mas em muitos casos utilizam-se corticóides. Os corticóides mais utilizados são a prednisona (meticorten) e a dexametasona. A Imunoglobulina está indicada para os pacientes com muita manifestação hemorrágica e risco de vida, porque age mais rapidamente (Bruno teve que tomar Imunoglobulina quando descobrimos a doença e depois manteve tratamento com corticóides).
Outros agentes não-corticóides, que também podem ser utilizados são Danazol, Ciclosporina, Azatioprina e Vincristina. A ESPLENECTOMIA (retirada cirúrgica do baço) pode ser indicada nos casos que não responderam ou ainda naqueles indivíduos cujo uso de corticóide esteja contra-indicado. Apesar de a esplenectomia estar indicada em indivíduos que não obtiveram remissão com medicamento, existe um percentual de pacientes que a retirada do baço não é eficaz, e a remissão da doença não ocorre.

Quais os efeitos colaterais do tratamento?
Os corticóides podem levar a alguns efeitos colaterais. Os mais freqüentes são: inchação do rosto e da barriga, aumento de peso, sensação de estômago cheio, vermelhidão na face, aumento da pressão arterial e aumento do apetite. A pessoa pode também sentir-se agitada ou, ao contrário, deprimida. Os efeitos colaterais mais raros são: dor de cabeça, fraqueza muscular, diabetes, acne e alterações menstruais. É importante ressaltar que esses sintomas são perfeitamente controláveis e desaparecem com a suspensão do remédio (Bruno teve inchaço no rosto e na barriga, aumento de peso, vermelhidão na face, aumento da pressão arterial, aumento do apetite, ficou agitado, agressivo, com dor de cabeça e provavelmente fraqueza muscular pois evitava andar).
A esplenectomia apresenta os riscos inerentes ao procedimento cirúrgico, como hipersensibilidade anestésica ou infecções devido à contaminação operatória. Um paciente sem o baço tem maior risco de contrair infecções por determinadas bactérias chamadas “encapsuladas”e deve ser vacinado contra elas, antes da cirurgia (graças a Deus não foi preciso retirar o baço, embora ainda esteja em acompanhamento médico, Bruno foi curado para honra e glória do meu Deus. Já fazem mais de 2 meses que ele não toma remédio algum e as plaquetas estão altas).

(FONTE: parte das informações acima foram obtidas no site do HemoRio - http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Hematologia_doencas_hematologicas.htm#1)

3 comentários:

Uli disse...

Bacana esta informação. Assim como muitos eu tbm não sabia nada sobre a PTI. Se bem que estou numa fase de conhecer doenças que até então eu nunca tinha ouvido falar. Mas quanto ao exame, eu vi q vc é do Rio. Vc vai fazer no Barra Shopping pq dizem q lá é o melhor lugar mesmo...é q a Sara teve uma resistência muito grande pra dormir, por isso foi tão agonizante. Mil bjs!

DOIS BABÕES E UM BEBÊ JÁ GRANDINHO disse...

Olá linda, o Bruno vai fazer 2 exames (tomografia computadorizada do crâneo e eletrocefalograma em sono induzido). Ainda não marquei, mas um deles vai ser no Barra Shopping sim. A médica disse p/ fazer lá. Parabéns pela linda família. Bjks

Mami e Mimos disse...

Oi,
Obrigada pela visitinha no meu blog.
Achei muito interessante esse post, tem tantas coisas que nem imaginamos, né.

O Bruno é lindo.
Bjs

Gabriela
http://www.mamiemimos.blogspot.com/

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADINHO PARA NÓS

acesso gratis