3 de nov. de 2011

MÉDICO DIZ QUE NÃO É RUBÉOLA

Sábado (29/10) Bruno reclamou de dor na garganta e teve 38 de febre, fiz os primeiros procedimentos como remédio p/ febre, repouso, muito liquido etc. Observei algumas pintinhas e suspeitei da rubéola, pois Anibal teve a danada ha 1 mês.

A noite de sábado para domingo (30/10) foi de febre e um tal de "levanta e deita" para medir a temperatura do Bruno que, apesar da febre, dormia bem.  Ao amanhecer, Bruno estava bem mais "pintado", igual as pintas que Anibal teve na Rubéola, só que em maior quantidade. Bruno começou reclamar de dor ao engolir e passou a recusar qualquer alimento, bebida e até as besteiras, que criança adora, ele não queria. Estava molinho e comecei a ficar muito preocupada.

Resolvi pegar uma lanterninha e ver a garganta bem lá dentro (ele abre aboca de tal forma que fica difícil ver direito, mas com a lanterninha fica mais fácil) .... levei um susto e fiquei desesperada, a garganta parecia que estava fechando de tanta bolinha vermelha, a língua também estava toda coberta de bolinha vermelha.

Pensei: "É a Rubéola que deve estar complicando". 

Liguei para a Hematologista e ela falou para leva-lo ao hospital (nestes casos, por conta da púrpura, prefiro ligar para a hemato e não para o pediatra).  Chegando ao hospital infantil, Bruno permaneceu no carro com o Anibal para não contagiar outras crianças (até então achava que fosse Rubéola). Conversei com o atendente sobre o caso do Bruno e os riscos devido a Púrpura, sendo assim, Bruno foi atendido imediatamente, sem precisar esperar sua vez (o hospital estava cheio).

Falamos (Anibal e eu) sobre nossas suspeitas de Rubéola com o médico, falei de todo histórico da Púrpura etc..... O médico examinou e achou pouco provável que fosse Rubéola, no entanto, primeiro teríamos que fazer exame de sangue para melhor avaliação e ver como estavam as plaquetas. 

OBS.: Bruno está tão acostumado a tirar sangue que nem chora, com 4 anos de idade ele já tem uma lista de 100 exames de sangue, segundo conta feita pelo Anibal. Em minhas contas tem um pouco mais de 100.

Esperamos quase 1 hora para o exame ficar pronto e fomos ver o resultado com o médico. O médico disse que pelo resultado do exame não havia indício de virus e sim bactéria (?)...  Disse que, nestes casos, os sintomas são semelhantes. A plaquetas tinhas caido mas sem muito risco. O médico receitou antibiótico e recomendou retorno na terça-feira para acompanhamento.

Saí do hospital incrédula, continuava achando que fosse Rubéola. Liguei p/ a hemato perguntando se podia dar o antibiótico e ela disse que sim, pois ele poderia estar com as duas coisas (Rubéola e bactéria). As duas coisas ????? GELEI.

Na segunda-feira Bruno já não tinha mais febre, mas as pintas vermelhas estavam cada vez mais empoladas e coçavam muito, tadinho.

Na terça-feira, mesma coisa .... sem febre e pintas vermelhas empoladas ... resolvi levar ao pediatra. Não podia levar ao consultório da hemato porque lá ela atende crianças com câncer e, se fosse Rubéola, poderia contagia-las.  O pediatra examinou, viu o exame e disse o mesmo que o médico do hospital, é infecção bacteriana. Perguntei:  como assim ?????  Com ele pegou isso ????  O médico riu e deve ter pensado "quanta ignorância dessa mãe". Resumindo, segundo o pediatra é uma bactéria que ataca a garganta e causa sintomas parecidos com Sarampo e Rubéola.  Fiquei mais tranquila com dois diagnósticos iguais.

Na quarta-feira, as pintinhas permaneciam por todo corpo, contudo, bem mais claras, a garganta limpa e a coceira mais leve.  Neste mesmo dia, vimos uma reportagem na TV falando de uma bactéria que estava atacando a garganta, que já tinha matado 3 pessoas aqui em Brasília, e que os sintomas são parecidos com de outras doenças.   GELEI.   Será que foi essa bactéria que atacou o Bruno ????  Se foi a bactéria da reportagem, Deus nos livrou do pior, como sempre, nos dando livramento.

Hoje, quinta-feira, Bruno permanece sem febre e garganta limpa, mas continuam as bolinhas na lingua e pelo corpo (bem menos empoladas). 

Se amanhã permanecer assim, vou ligar p/ o pediatra e perguntar se é demorado assim mesmo.

Segue link da reportagem falando da Bactéria: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/11/secretaria-de-saude-nega-novo-caso-de-bacteria-que-matou-4-pessoas.html

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADINHO PARA NÓS

acesso gratis