18 de jan. de 2011

ENSINO INFANTIL EM BRASÍLIA



Brasília tem muitas opções de escolas, são tantas que ficamos em dúvida na escolha. Muitas cobram um absurdo e nem tem tanto diferencial. Tem escola cobrando, de mensalidade, algo próximo a 1.400,00 (apenas meio período, sem contar taxa de alimentação e material).

Ensino em Brasília custa caro, mas dizem que as escolas públicas são tão boas quanto as particulares. Será????? Bom, prefiro não arriscar.


A busca por uma escola que agradasse foi cruel. Percorremos várias, com ou sem indicação de conhecidos. No entanto, sempre tinha algo que não agradava ...

... quando a metodologia agradava, o espaço não era bom .... quando tinha uma boa estrutura, a metodologia não agradava ... ou só tinha 1 professora em sala de aula ... ou o valor estava muito alto ..... etc etc etc.

Sei que não tem escola 100% perfeita, mas é preciso sentir segurança na escolha, não dá p/ deixar nosso filho na escola e ficar com o coração na mão até a hora da saída.

Como se não bastasse nos preocuparmos com a escolha da escola, ainda tem outro problema a ser discutido com a direção, a equiparação da classe.

Bruno fez Jardim 1 no RJ (com 3 anos). Aqui todas as escolas falam que ele está adiantado e, pela nova legislação, só agora ele teria que fazer Jardim I (com 4 anos). Sendo assim, todas dizem que ele tem que entrar no Jardim 1 (mesmo eu apresentando a declaração da escola do RJ atestando que ele já fez Jardim I).

OBS.: Aqui as escolas seguem a legislação na risca, para o aluno poder entrar no 1º ano com 6 anos, conforme determina a lei.

A equiparação é quase impossível, aqui não tem Jardim 3 (como na escola que ele estudava no Rio), para piorar, em algumas escolas a nomenclatura é diferente. Assim:

Infantil 1 (1 ano de idade)
Infantil 2 (2 anos de idade)
Infantil 3 (3 anos de idade)
Infantil 4 (4 anos de idade)
Infantil 5 (5 anos de idade)
1º ANO (6 anos de idade)

Não queremos que Bruno fique muito adiantado, mas também não queremos que ele repita tudo o que estudou ...

... Bruno já escreve o primeiro nome dele, escreve "ana" (nome da vó), conta quase até 100, reconhece e escreve todos os números e letras...

Repetir tudo isso pode deixá-lo desanimado com a escola. Por outro lado, coloca-lo com crianças de 5 anos pode gerar "conflitos de convivência" pois Bruno, apesar de inteligente, ainda não tem a maturidade de uma criança com 5 anos. Aff ... o que fazer ????

Resumo da ópera:

ontem (18/01/201) fizemos a matrícula do Bruno em uma escola que nos agradou muito mais pela segurança e estrutura do que pela metodologia. Matriculamos no Jardim I para não perdermos a vaga (só tinham 2 vagas e enquanto fazíamos a matrícula a segunda vaga também foi preenchida). Hoje vou me reunir com a coordenadora pedagógica para discutir a viabilidade do Bruno ir para o Jardim II.

Vamos ver como fica ....

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